👁‍🗨Os olhos mais claros são mais sensíveis a luz?

 

Os olhos mais claros são mais sensíveis a luz?

Sim, em geral, os olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis à luz do que os olhos mais escuros. 

Isso ocorre porque a quantidade de pigmento na íris afeta a capacidade de controlar a quantidade de luz que entra no olho. 

Pessoas com olhos claros têm menos pigmento na íris, o que resulta em uma menor capacidade de bloquear a luz intensa. 

Portanto, eles podem sentir mais desconforto ou sensibilidade quando expostos a ambientes muito claros ou ensolarados. 

Por outro lado, pessoas com olhos mais escuros têm mais pigmento na íris, o que lhes confere uma maior proteção contra a luz intensa. 

No entanto, existem outras variáveis, como a quantidade de melanina presente na íris e outros fatores genéticos e doenças que também podem influenciar a sensibilidade à luz.

Outros fatores geradores de sensibilidade à luz é a pessoa permenecer por muito tempo em ambientes sem iluminação, sair pouco de casa com a luz do dia ou ficar muitas horas em casa num ambiente escuro diante de computadores ou celulares, também pode sensibilizar os olhos e a captação de luz.

A sensibilidade à luz pode não está relacionada à cor dos olhos? O que influencia realmente essa sensibilidade e como isso pode afetar sua saúde ocular?

Mas a sensibilidade à luz pode não está diretamente ligada à cor dos olhos. 

Em vez disso, a sensibilidade à luz pode ser determinada pelas células fotossensíveis na retina.

Condições como distrofia dos cones e astigmatismo podem influenciar a sensibilidade a luz até mesmo afetar os olhos gerando a fotofobia. 

Além disso, a ceratoconjuntivite pode causar reflexos desconfortáveis devido à inflamação na córnea.

 Os albinos, por exemplo que carecem de pigmentação na íris e na retina, são particularmente sensíveis à luz.

A sensibilidade à luz pode estar ou não ligada à cor dos olhos, vai depender de várias fatores e de uma investigação médica minunciosa e clínica.

A sensibiliade a luz e fotofobia é a mesma coisa? Existe diferenças?

Embora sejam conceitos relacionados, sensibilidade à luz e fotofobia têm diferenças distintas. 

A sensibilidade à luz refere-se à capacidade dos olhos de se ajustarem a diferentes níveis de luminosidade. Pessoas com sensibilidade à luz podem achar desconfortável a exposição a ambientes muito claros ou escuros, mas isso não necessariamente significa que elas tenham fotofobia.

Já a fotofobia é uma condição caracterizada pela intolerância excessiva à luz, levando a desconforto ou dor quando exposto a ambientes iluminados, mesmo em níveis normais de luminosidade. 

Pode ser causada por condições oculares, como inflamação da córnea, ou por distúrbios neurológicos.

Em resumo, enquanto a sensibilidade à luz refere-se à capacidade natural dos olhos de se ajustarem à luminosidade, a fotofobia é uma condição médica que resulta em uma aversão anormal à luz.

Referência Bibliográfica:

INTERESSANTE, Super. É verdade que os olhos mais claros são mais sensíveis à luz? 2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-os-olhos-mais-claros-sao-mais-sensiveis-a-luz. Acesso em: 8 abr. 2024.

UOL. Olhos azuis são mais eficientes para ver no escuro, diz estudo. 2024. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/olhos-azuis-sao-mais-eficientes-para-ver-no-escuro-diz-estudo/. Acesso em: 8 abr. 2024

G1. Olhos claros são mais sensíveis à luz? 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/medico-de-olhos/medico-de-olhos-sa/noticia/2021/11/30/olhos-claros-sao-mais-sensiveis-a-luz.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2021.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem