👁‍🗨O que é Iridologia?É um diagnóstico?

  

O que é Iridologia?

Iridologia, também chamada de Iris diagnose ou Iridodiagnóstico é uma técnica da Naturopatia ou Naturologia, utilizada para informar sobre a saúde sistêmica de uma pessoa através da manifestação de cores, texturas e sinais que aparecem na iris, na pupila e esclera do olho.

1- Qual a origem da Iridologia?

Iridologia tem suas raízes no século XVII, quando o médico alemão Philippus Meyeus publicou o primeiro trabalho sobre o assunto, intitulado "Chiromatica Medica".

Desde então, tem havido um interesse crescente por esta prática, para fazer Promoção do Bem Estar, apesar de a ciência médica não considerar a Iridologia como uma prática médica, já existem alguns médicos que ensinam essa técnica e vários profissionais da saúde praticam, além de nutricionistas ou psicólogos, mas a Iridologia é principalmente uma técnica utilizada por naturólogos ou naturopatas no mundo inteiro. 

Há mais de 300 anos profissionais vem catalogando e comprovando clinicamente que que os padrões, cores e outras características do olho contêm informações sobre a saúde sistêmica do paciente.

2- Como se realiza o exame da Iridologia? 

Através de fotografias que são realizadas próximo aos olhos do cliente, os iridologistas fazem um scaneamento usando os mapas iridológicos para observar mais de perto sinais que aparecem nos olhos que correspondem aos órgãos e sistemas corporais e apartir daí fazer uma avalição que pode revelar quais os fatores que são prejudiciais para a saúde da pessoa, principalmente em relação aos hábitos alimentares e estilo de vida. 

Também é possivel fazer essa identificação através de lupa ou de equipamentos especializados e softwares para realizar essa identificação com mais precisão. 



 

3- O que significa os sinais que são vistos nos olhos?

Através da observação desses sinais é possíve identificar fundamentalmente o estado os órgãos segundo esses aspectos:

  • hiperativos ou hipoativos;
  • inflamados e intoxicados;
  • sofrendo stress oxidativo; 
  • com alterações metabólicas;
  • alterações emocionais.

Iridologia pode passar a informação das suscetibilidades ou tendências de uma pessoa a um conjunto de enfermidades, refletindo problemas médicos passados.

Essa ténica pode indicar:

  • o que pode está afetando a saúde da pessoa no momento da consulta, 
  • qual hábito que prejudica o organismo
  • que emoção pode impactar a saúde ​​
  • qual prognóstico de problemas de saúde futuros caso a pessoa não melhore seus hábitos e estilo de vida

Mas a Iridologia tem se revelado uma excelente ferramenta de apoio ao desenvolvimento pessoal e monitoramento de mudanças de hábitos, pois comportamentos frequentes afetam diretamente nossa saúde e refletem em sintomas em todo nosso organismo, inclusive nos olhos, como é no caso da má alimentação, a quantidade de água ingerida e o estado emocional.

Já existem muitas escolas ao redor do mundo que estudam a Iridologia, fazendo parte de grades de ensino da Naturologia ou Naturopatia e também no Brasil temos muitos profissionais renomados e escolas reconhecidas nessa área das Ciências Naturopáticas.          

4- A Iridologia Identifica doenças através dos olhos?

Infelizmente preciso lhe alertar que a Iridologia não identifica ou diagnostica doenças.

Por certo o diagnóstico de doenças cabe ao profissional médico, pois é uma questão muito delicada e envolve vários tipos de exames para que o médico possa chegar a uma conclusão.

Entretanto a Iridologia é uma prática que se baseia no exame da íris (parte colorida do olho) para avaliar a qualitativamente, dando um feedback presuntivo de que forma os hábitos e estilo de vida estão impactando a  saúde e o bem-estar da pessoa.

De acordo com a Iridologia, vários hábitos podem ser identificados por características observadas na na iris e na esclera do olho, que são respectivamente a parte colorida e a branca, pois muitos hábitos como sedentarismo, falta de sono reparador, má alimentação até traumas e estress podem impactar nosso organismo e isso pode ser observados em sinais que aparecem nos olhos, como manchas, linhas, raios ou outras marcas. 

Mas nem todo sinal que aparece nos olhos indica algum alteração metabólica-energética. Tudo precisa ser bem avaliado juntamente com uma boa anamnese.

No entanto, esses sinais que aparecem nos olhos são indicativos de disfunções metabólico-energéticas e revelam tendências que podem ter sua origem nos hábitos, alimentação ou stress emocional.

Então quando o iridologista identifica um sinal importante nos olhos ele investiga através da anamnese para descobrir a origem, o fator gerador de adoecimento e dá orientações ao seu cliente personalizadas de como melhorar a sua performance física e emocional. 

O terapeuta é um profissional que ensina desenvolvimento pessoal e mudanças de hábitos para o cliente alcançar uma melhor performance física e emocional.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem