👁‍🗨Por que existe ceticismo com a Iridologia?


 Por que existe ceticismo com a Iridologia?

Quando observamos o mapa da iridologia vemos que a iris foi dividida em em setores.

Cada setor representa uma parte específica do corpo. 




Nossa iris pode refletir o estado biológico orgânico, metabólico e celular dos órgãos de uma forma qualitativa, mas não é possível identificar uma doença. 


O ceticismo surge por parte de pessoas pois questionam: 

  • Como a íris,  uma estrutura ocular, pode refletir todas  as áreas do corpo?
  •  Existem marcadores biológicos mensuráveis que possam quantificar essa transmissão?
  • E até que ponto ela pode ser fiel ao que está ocorrendo dentro do corpo? 
  • Como disfunções nos órgãos específicos seriam refletidos na iris?

A Iridologia está relacionada com a Medicina Tradicional Chinesa?

Essa mesma suposição surge com a acupuntura que trabalha também com a teoria da  reflexologia corporal e circulação de energia e ela já está bem aceita na comunidade médica no mundo inteiro,  pois há vários estudos indicando que ela  pode oferecer resultados no bem estar das pessoas.


Pesquisadores vem chegando a um consenso de que a acupuntura é benéfica, mesmo sem a ciência conseguir comprovar a existência da teoria dos meridianos, que são os canais de energia que circulam e interligam todo o corpo como ensina na Medicina Tradicional Chinesa. 


Mas essa preocupação legitima ao invés de ser alvo de sentenças céticas pode se tornar uma motivação para mais  pesquisadores observarem a iridologia como fonte de estudo. 


Como é a situação da Iridologia no Brasil?


Atualmente no Brasil, a Iridologia não   é regulamentada para a prática  médica, mas ela é usada no  trabalho de terapeutas naturopatas e naturólogos e alguns outros profissionais de saúde que a utilizam ela como recurso complementar de avaliação na anamnese do paciente. 


 A falta de maior reconhecimento político e legislativo dos profissionais  terapeutas e naturopatas no setor legislativo também é um aspecto negativo que pode levantar  preocupações sobre a consistência e a qualidade   do treinamento dos profissionais que a utilizam. 


A falta de regulamentação contribui para a falta   de reconhecimento e validação da técnica. 


Qual a melhor posição diante dessa problemática? Fugir ou lutar?


Por isso é muito importante seguir na luta  para alcançar a divulgação dessa  técnica e o devido reconhecimento   do trabalho de terapeutas e naturólogos. 


A Iridologia precisa de apoio por parte dos   profissionais de saúde que trabalham com essa  técnica e de pesquisadores com bom ânimo para   melhorar as bases de fundamentação científica,  para que se fundamente melhor a metodologia   e os estudos e que se possa esclarecer o verdadeiro  potencial da Iridologia no bem estar humano.


Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem