👁‍🗨É possível identificar estagnação através do olhos?

  


1-  O que é a sensação de estar estagnado na vida?

A sensação de estar estagnado na vida é uma experiência comum para muitas pessoas.

Geralmente, isso se refere a uma sensação de estar preso em uma situação ou padrão de comportamento que parece não progredir ou evoluir, seja na vida pessoal, profissional ou emocional.

Por isso, pessoas que se sentem estagnadas podem sentir falta de direção e propósito em suas vidas, sentindo que estão presas em uma rotina monótona e sem perspectiva de mudança.

Além disso, essa sensação pode ser acompanhada de frustração, ansiedade e baixa autoestima.

2- Quais as causas de se sentir estagnado na vida?

Existem muitas causas possíveis para a sensação de estar estagnado na vida, incluindo:

  • falta de objetivos claros,
  • medo de mudança,
  • falta de autoconfiança,
  • falta de motivação ou
  • simplesmente se sentir sobrecarregado com as demandas da vida diária.

Mas uma das causas mais comuns que são fatores geradores de estagnação é a sensação de raiva e frustração e alimentação prejudicial ao fígado ou que deixe o sangue mais viscoso propenso a ocasionar trombos, como é o caso do excesso de açúcar, sal e gorduras somado a falta de exercício físico e a falta de beber água.

No entanto, para superar a sensação de estar estagnado, é importante identificar as causas por trás dos sintomas e trabalhar para mudar a situação.

Um profissional de saúde especialista pode estabelecer metas claras e alcançáveis se o cliente estiver aberto a buscar novas experiências, se estiver aberto a fazer mudanças que pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal, físico e mental, mas para isso precisa querer sair da sua zona de conforto.


 3- O que é estagnação na Medicina Tradicional Chinesa?

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a estagnação refere-se a um bloqueio ou obstrução do fluxo de energia (ou "Qi") em um determinado ponto do corpo. Isso pode ocorrer em qualquer um dos meridianos, canais ou órgãos do corpo.

Você deve saber que o "Qi" é uma palavra chinesa que pode ser traduzida como "energia" ou "força vital". Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Qi é considerado uma energia vital que flui pelo corpo humano, mantendo o equilíbrio e a harmonia entre todos os sistemas e órgãos.

Primordialmente a estagnação pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo emoções reprimidas, falta de exercício, lesões, má postura, dieta inadequada e excesso de trabalho ou estresse. Quando o Qi fica bloqueado, pode levar a uma série de sintomas, incluindo dor, desconforto, inchaço, tensão e irritabilidade.

Toda via, o tratamento da estagnação na MTC geralmente envolve a utilização de técnicas de acupuntura, massagem, fitoterapia e mudanças no estilo de vida, como mudanças na dieta e prática de exercícios. O objetivo é desbloquear o fluxo de Qi para aliviar os sintomas e tratar a causa subjacente da estagnação.

4- Quais os sintomas que a Medicina Tradicional Chinesa identifica como estagnação?

Na Medicina Tradicional Chinesa, a estagnação é uma condição comum que pode afetar vários órgãos, meridianos e canais de energia no corpo. Alguns dos sintomas que a MTC pode identificar como estagnação incluem:

  1. Dor: A estagnação pode causar dor que pode ser aguda, latejante ou constante, geralmente piorando com o tempo.
  2. Tensão e aperto: a estagnação pode causar uma sensação de tensão e aperto no corpo, especialmente nos músculos, pescoço e ombros.
  3. Inchaço: a estagnação pode causar inchaço em diferentes partes do corpo, incluindo as pernas, abdômen e peito.
  4. Distensão: A estagnação pode causar distensão ou desconforto no abdômen e nos órgãos digestivos.
  5. Irritabilidade e frustração: a estagnação pode afetar o estado emocional, causando irritabilidade, frustração e alterações de humor.
  6. Problemas menstruais: a estagnação pode afetar o ciclo menstrual, causando cólicas, dor e irregularidades menstruais.
  7. Problemas respiratórios: a estagnação pode afetar a respiração, causando falta de ar, chiado e tosse.
  8. Problemas de pele: a estagnação pode afetar a saúde da pele, causando acne, eczema e outras condições dermatológicas.

Em geral, a estagnação pode afetar muitos aspectos da saúde, incluindo:

  • a circulação sanguínea,
  • a digestão,
  • a respiração,
  • as emoções.

O tratamento da estagnação na MTC pode envolver acupuntura, fitoterapia, massagem e mudanças no estilo de vida, com o objetivo de restaurar o fluxo de energia e promover a cura natural do corpo.


5- Quais os sinais nos olhos que identificam que a pessoa está com estagnação no organismo?

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os olhos são considerados uma extensão do fígado.

Como o fígado é responsável por manter o fluxo livre de energia no corpo, a estagnação no fígado pode afetar a saúde ocular.

Alguns dos sinais nos olhos que podem indicar estagnação no organismo na MTC incluem:

  1. Olhos vermelhos: O fígado é responsável pela circulação sanguínea, e a estagnação pode causar vermelhidão nos olhos.
  2. Olhos secos: A estagnação no fígado pode afetar a lubrificação dos olhos, causando secura ocular.
  3. Visão embaçada: A estagnação no fígado pode afetar a clareza da visão, causando visão embaçada ou nebulosa.
  4. Sensibilidade à luz: A estagnação no fígado pode afetar a sensibilidade à luz, causando dor nos olhos em ambientes brilhantes.
  5. Olhos amarelados: A estagnação no fígado pode causar icterícia, que se manifesta como olhos amarelados.
  6. Olhos cansados: A estagnação no fígado pode causar fadiga ocular e olhos cansados, mesmo após um sono adequado.

Desse modo é importante notar que esses sinais nos olhos podem ter várias causas diferentes, e é importante consultar um médico para um diagnóstico adequado e tratamento.

Na MTC, o tratamento da estagnação pode incluir acupuntura, fitoterapia, massagem e mudanças no estilo de vida, com o objetivo de restaurar o fluxo de energia no corpo e promover a cura natural.

6- A Iridologia Identifica sinais de estagnação que aparecem nos olhos?

A iridologia é uma prática que se baseia no exame da íris (parte colorida do olho) para avaliar a saúde e o bem-estar do corpo. De acordo com a iridologia, a estagnação pode ser identificada por várias características observadas na na iris e na esclera do olho, que são respectivamente a parte colorida e a branca.

Em contrapartida na Iridologia, a estagnação pode ser indicada por áreas escuras, manchas, linhas, raios ou outras marcas na íris que indicam uma interrupção do fluxo de energia no corpo.

Normalmente essas áreas escuras são conhecidas como "sinais de estase" e podem ser interpretadas como uma indicação de que o órgão ou o sistema correspondente não está funcionando corretamente.

Além disso, a Iridologia pode identificar a estagnação em áreas específicas do corpo com base na localização dos sinais de estase na íris.

Por exemplo, a presença de sinais de estase na região correspondente ao fígado pode indicar estagnação metabólica do fígado, enquanto sinais na região correspondente aos pulmões podem indicar estagnação no sistema respiratório.

No entanto, esses sinais que aparecem nos olhos são indicativos de disfunções metabólico energéticas, revelam tendencias e podem ter sua origem nos hábitos, alimentação ou stress emocional.

Então quando o iridologista identifica um sinal importante nos olhos ele investiga através da anamnese para descobrir a origem, o fator gerador de adoecimento e dá orientações ao seu cliente personalizadas de como melhorar a sua performance física e emocional. 

O terapeuta é um profissional que ensina desenvolvimento pessoal e mudanças de hábitos para o cliente alcançar uma melhor performance física e emocional.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem