Há diversos fatores que prejudicam a saúde, como hábitos inadequados, estresse e má alimentação. Descobrir essas influências demanda autoconsciência, exames médicos e, em alguns casos, abordagens holísticas, como a iridologia, para insights sobre desequilíbrios físicos e emocionais.
1- O que prejudica a saúde das pessoas e como descobrir?
A iridologia é uma diagnose porque nos revela o conhecimento do interior orgânico.
Através da ciência podemos observar os fatores condicionantes da homeostase orgânica.
A homeostasia é um sistema que promove a autorregulação orgânica, então podemos observar através da íris os fatores que impedem essa auto regulação.
Veja esses exemplos:
1- O ph do sangue e dos fluidos corporais:
O ph é um indicador de acidez ou alcalinidade que se recolham o nosso corpo quando acidez e siva o sangue também que será pobre em oxigênio e isso também podemos observar no olho humano essa hipótese geração sanguínea o ph ideal varia entre r 7,35 a 7,45 essa acidez também pode impedir a absorção de minerais como potássio magnésio e cálcio a redução de oxigênio no sangue pode causar diversas disfunções no corpo como anemia fraqueza fadiga ou até confusão mental isso também podemos observar a eles.
2- A fragilidade dos órgãos:
Podemos observar a fragilidade dos órgãos o acúmulo de toxinas como por exemplo radicais livres ou lipídios quem impedem a livre circulação dos aí vemos a dinâmicada circulação do sangue no organismo de um modo geral.
3- A qualidade da circulação sanguínea:
Também podemos observar como está a circulação do sangue em um determinado órgão no corpo.
4- Hipoatividade ou hiperatividade dos órgãos:
Podemos observar também a hipótese de hipoatidade ou a hiperatividade de um órgão.
5- A deficiência de minerais ou enzimas
o teste de minerais.
6- Os níveis de stress e até mesmo o emocional do indivíduo.
2- A Iridologia diagnostica doenças?
Não a Iridologia não diagnostica a doença.
A Iridologia pode descobrir as possiveis causas do que pode estar enfranquecendo a pessoa.
É importante diagnosticar que doença que a pessoa tem.
Mas também é muito importante descobrir o porquê que ela adoece, pois através dessa descoberta podemos fazer uma prevenção, eliminando os fatores geradores de doenças e assim recuperar a saúde de uma forma integral.
3- Quais os fundamentos de que os olhos revelam o interior orgânico?
Através da embriologia, podemos observar que, quando ocorre a fecundação do óvulo, forma-se o embrião.
A partir de divisões celulares e até a terceira semana de gestação, ocorre um fenômeno chamado morfogênese.
Ocorre a formação de três folhetos que, a partir desse estágio do embrião, se desenvolverá a forma do indivíduo, dando origem aos tecidos, órgãos e sistemas, inclusive o biotipo humano.
Para a iridologia, é de importância estudar o tecido chamado ectoderme.
Esse tecido dará origem à formação do sistema nervoso central, da retina, da córnea e da epiderme e todos os seus anexos, pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Isso quer dizer que a ectoderme, esse tecido mais externo do embrião, ele dará a formação de órgãos que vão estar diretamente ligados um com o outro.
Também podemos observar, nesse embrião, um outro tecido chamado endoderme.
A endoderme dará origem ao sistema gastrointestinal, e na Íris, vemos refletido aqui ao redor da pupila, o estômago e o intestino, o tubo neural que dá origem ao cérebro.
Vemos refletido aqui na região superior da Íris.
4- O que fala a fisiologia que embasa a Iridologia?
Através de um estudo mais aprofundado do sistema nervoso, podemos observar que esse sistema ele é formado por neurônios.
Eles emitem sinais elétricos químicos. Os químicos são os neurotransmissores.
Eles dão continuidade aos impulsos nervosos através de uma estimulação que cria uma reação no órgão ou no músculo. Mas essa comunicação no corpo ela é recíproca.
Ela vem do neurônio que conduz o impulso nervoso para o corpo e todos os órgãos. Mas essa informação ela vem do corpo para a célula nervosa.
Podemos observar através desse esquema que o corpo está todo conectado através do sistema nervoso.
O cérebro, juntamente com a hipófise e o hipotálamo, que são glândulas do sistema nervoso, estão ligadas ao olho, e ao mesmo tempo, estão conectadas também à coluna vertebral, que por sua vez, possui outras glândulas que estão conectadas a todos os órgãos do corpo.
Aqui, nesse outro esquema, podemos observar que o olho, ele está ligado ao sistema nervoso através do nervo ótico. Mesmo nesse ponto, temos o quiasma ótico, que é o ponto que liga a hipófise e o hipotálamo, as glândulas do sistema nervoso.
![](https://cdn.imweb.me/thumbnail/20201213/3ec9b876f24cd.png)
5- O que a medicina chinesa fala dessa reflexologia ocular?
Podemos observar, através da acupuntura, que quando é aplicada uma agulha ou uma pressão com os dedos em determinado ponto do organismo, será dado um comando de funcionamento para o órgão.
Isso porque essa informação ela viaja através do sistema nervoso, e podemos observar essa conexão através da Íris.
Através da medicina chinesa, também podemos encontrar evidências.
Eles explicam que dentro do nosso organismo existe uma energia chamada xi.
Essa energia circula por todo o corpo através de canais de energia que denominamos meridianos.
Esses meridianos conectam todas as partes do corpo, fornecem xi e ainda possuem outra função que é relacionar as funções físicas, mentais e emocionais. Podemos ver através dessas figuras que todo o nosso corpo ele está mapeado através de pontos que são reflexos nos nossos órgãos.
Também eles estudam e fazem o mapeamento de vários outros locais do nosso corpo, como, por exemplo, a língua. Podemos observar vários sinais na língua que nos fornecem indicações de como está os órgãos internos.
Também observamos um mapa na mão, no pé, no rosto, e ainda existe outro estudo, a pulsologia, que através da observação da pulsação do coração no pulso, pode-se saber como é que está a atividade dos órgãos.
6- Qual a importância de se fazer a iridologia?
A iridologia nos possibilita a capacidade de sempre cuidarmos da nossa saúde, do nosso bem-estar.
O terapeuta pode fazer um acompanhamento personalizado e constante através da iridologia, porque o nosso corpo está sempre em constante mutação.
A questão de saúde ela não depende só de uma questão alimentar. Ela também depende de outros fatores.
Depende das mudanças da estação, do estresse, de fatores ambientais e até mesmo emocionais. E através da iridologia, podemos fazer um tratamento preventivo de maneira que a pessoa não venha desenvolver doenças mais graves.
E como acontece esse tratamento?
Ele é feito à base da eliminação de substâncias xenobióticas, que são substâncias que interferem no bom funcionamento dos órgãos.
Também podem interferir na circulação livre do sangue, na oxigenação celular, na geração de ATP e na formação de radicais livres.
Também podemos, através desse tratamento, fazer uma harmonização da nossa energia orgânica, de bloqueios emocionais, das substâncias endógenas que são produzidas no nosso organismo.
E também, através do pensamento positivo, nós podemos auxiliar as pessoas numa mudança no estilo de vida, através de mudança dos hábitos alimentares, fazendo suplementações, e também auxiliar na mudança dos hábitos diários.
7- A iridologia é autoconhecimento?
A doença não aparece do acaso. O corpo dá sinais que precisamos entender. E através da iridologia, podemos descobrir esses órgãos mais frágeis no nosso organismo e também o nosso emocional.
Quando conhecemos o nosso corpo, nossas emoções, nossa personalidade, conseguimos desenvolver a auto-observação.
E através dessa auto-observação, nós podemos ter mais facilidade de conseguir um controle sobre a saúde, procurar profissionais que possam auxiliar na prevenção e ter mais sucesso nas nossas escolhas e na qualidade de vida. Então, é de extrema importância a iridologia, porque podemos acompanhar como está o nosso interior e através disso sempre prevenir o desenvolvimento de várias doenças.