1- Por que a Iridologia desperta controvérsias?
Se a Iridologia é um método de avaliação da saúde holística utilizado por terapeutas naturopatas e naturólogos por séculos em vários países e não tem a intenção de susbstituir exames médicos ou psicológicos, mas sim de agregar valor de bem estar, auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, por que se mantem tão invisível?
Por que boa parte dos médicos continuam até hoje ignorando esse conhecimento, já que existem alguns médicos e outros profissionais de saúde que são pesquisadores, escritores e professores desse conhecimento?
Uma das coisas mais importantes para ter em consideração é o fato da Iridologia não ser uma especialidade médica e provavelmente nunca será, pois a Iridologia náo é uma ferramenta de diagnosticar doenças pois não é possível apontar se uma pessoa tem uma doença através do exame ocular.
O médico trabalha no sentido de diagnosticar doenças, de tratar doenças infectocontagiosas, de atender as urgências e emergências e evitar a evolução de doenças crônicas e degenerativas não contagiosas.
No entanto a Iridologia não tem como caber nesse tipo de atendimento, pois ela não possibilita:
- o diagnóstico de doenças infectocontagiosas,
- o diagnóstico para atendimento em urgências e emergências indicando locais órgãos ou membros lesionados,
- não diiagnostica doenças crônicas degenerativas
A iridologia dá pistas de como está o organismo da pessoas no sentido de saber de que forma:
- hábitos alimentares estão provocando alterações organismo no ph, na produção de enzimas, na eficiência da assimilação de nutrientes,
- hábitos do estilo de vida podem afetar o organismo da pessoa e desencadear processos crônicos e degenerativos.
- hábitos de estado mental pode impactar o bem estar da pessoa, podendo a vir desenvolver sofrimentos emocionais.
Então o profissional terapeuta que trabalha com essa ferramenta deve estar ciente de que:
- não deve indicar nomes de doenças aos seus clientes,
- deve saber a necessidade de orientar o cliente a procurar um médico para fazer um acompanhamento integral.
O profissional que trabalha com Iridologia não utiliza apenas a foto dos olhos para fazer uma avaliação do bem estar, mas utiliza também questionário que vai dar mais informações a respeito do cliente.
Muitos terapeutas também utilizam outros recursos como a bioimpedância, que é muito utilizado por nutricionistas, bem como a Medicina Tradicional Chinesa para fortalecer o embasamento do seu trabalho como terapeuta.
Assim como os médicos lançam mão de vários recursos e tipos de exames de sangue, exames de imagens entre outros tipos de avaliação para fazer o seu trabalho, o terapeuta também utiliza vários recursos para embasar o seu trabalho e orientação de um tratamento natural complementar e aconselhamento de mudanças de hábitos e estilo de vida.
2- Por que acontece a falta de conhecimento de uma parte da comunidade médica a respeito do valor da Iridologia?
A falta de conhecimento sobre a iridologia em parte da comunidade médica pode ser atribuída a alguns fatores:
1. Enfoque na Medicina Convencional:
- Muitos médicos são treinados na medicina convencional, que se baseia em métodos diagnósticos e tratamentos amplamente aceitos pela comunidade médica tradicional. A iridologia é considerada uma abordagem não convencional e, portanto, pode não ser incluída nos currículos médicos convencionais.
2. Evidências Científicas Limitadas:
- A iridologia tem enfrentado críticas devido à falta de evidências científicas robustas que comprovem sua eficácia. A ausência de estudos clínicos e pesquisas controladas pode contribuir para a desconfiança por parte de alguns profissionais de saúde. Mas cada vez mais pesquisadores tem se interessado pelo tema e ocorrido mais pesquisas nessa matéria. Já existem muitos livros publicados de renomados internacionalmente e profissionais da saúde e da Iridologia explicando como ocorre a técnica da Iridologia.
3. Falta de Padronização:
- A iridologia não possui um padrão universalmente aceito de prática. A interpretação dos padrões na íris pode variar entre praticantes, o que pode gerar ceticismo entre os médicos que preferem métodos mais padronizados e validados, para isso é preciso que ocorra mais pesquisas e mais entendimento entre os diversos autores, embora a Iridologia não tem como ter uma interpretação padrão e pontual como a medicina tem o hábito de fazer em diagnóstico, pois ela faz uma avaliação dentro de um padrão de hábitos alimentares, de estilo de vida que podem estar prejudicando o bem estar da pessoa, no sentido de educar, orientar o cliente a aprimorar suas tendencias nocivas e auto destrutivas.
4. Resistência a Abordagens Alternativas:
Algumas áreas da comunidade médica podem ser resistentes a métodos que não se enquadram nos parâmetros da medicina convencional.
A iridologia, sendo uma prática alternativa, pode enfrentar resistência por não se alinhar completamente aos métodos tradicionais, por isso essa técnica enfreta dificuldades de evoluir no campo da pesquisa pois grande parte dos pesquisadores já tem um preconceito já estabelecido e prefere dar valor ao estudo de outras áresa mais reconhecidas e rentáveis, pois dentro da área da pesquisa também existe o enfrentamento de tabus e conceitos fortemente estabelecidos.
5. Falta de Reconhecimento Institucional:
- A iridologia não é reconhecida oficialmente por órgãos de saúde e conselhos médicos em alguns países. A falta de reconhecimento institucional pode levar à desconsideração da prática por parte de alguns médicos, pois não como não existe interesse, não existem pesquisas que indiquem o valor real da Iridologia no bem estar e no desenvolvimento pessoal.
É importante destacar que a aceitação ou rejeição da iridologia varia entre os profissionais de saúde. Enquanto alguns veem benefícios potenciais na abordagem, outros podem preferir métodos mais convencionais e amplamente validados.
Mas cada vez mais profissionais de saúde de uma maneira geral vem aprendendo e conhecendo a Iridologia como uma técnica valiosa de aperfeiçoamento pessoal.
A interação entre abordagens convencionais e complementares continua a evoluir, e a aceitação da iridologia pode mudar com o tempo à medida que mais pesquisas e evidências emergem.
3- O que foi referido a respeito da Iridologia na revista que falava que o diagnóstico pela iris divide médicos brasileiros?
Por exemplo, uma pessoa que enfrentava uma anemia severa, cansada dos exames invasivos tradicionais, buscou a iridologia, através do método alemão que analisa padrões na íris para identificar desequilíbrios. Através da Iridologia foi verificado antes mesmo dos resultados, que havia a carência de ácido clorídrico e deficiência de vitamina B12, que depois foi confirmada nos exames tradicionais médicos.
A iridologia, método propedêutico germânico, avalia íris para identificar desequilíbrios físicos e mentais. Disciplina oficial do curso de naturologia de grandes faculdades, a iridologia no Brasil enfrenta paradigmas. Uma professora de uma universidade, destaca que já existe um movimento de mudança de foco e assim segui ensinando as potencialidades da Iridologia, pois ela é uma ferramenta complementar ética.
O médico homeopata Celso Batello, diretor da Associação Médica Brasileira de Iridologia, utiliza a prática há mais de 30 anos, destacando a íris como microssistema. Apesar da resistência científica, ele acredita na comprovação do método ao longo do tempo, assim como ocorreu com homeopatia e acupuntura.
A íris reflete o estado de saúde como um todo, antecipando desequilíbrios. A iridologia tem potencial de ser a primeira etapa de uma avaliação abrangente, indicando tratamentos personalizados.
Apesar das controvérsias, a iridologia persiste como uma abordagem única para a compreensão da saúde, explorando as nuances do olhar humano em busca de bem-estar e equilíbrio.