✍️Quem foi Galeno?Ele fez alguma referência da relação dos olhos com a saúde dos órgãos?

 

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Quem foi Galeno?

Claudius Galenus, mais conhecido como Galeno, foi um médico, cirurgião e filósofo grego nascido em Pérgamo, na Ásia Menor (atual Turquia), em 129 d.C. 

Ele é considerado um dos mais importantes médicos da Antiguidade e teve uma influência significativa no desenvolvimento da medicina ocidental.

Galeno estudou medicina em Alexandria e posteriormente praticou em Roma, onde ganhou renome como médico pessoal dos imperadores romanos, incluindo Marco Aurélio e Cômodo. Ele teve inspiração no trabalho de Hipócrates. 

Suas obras escritas abrangem uma variedade de tópicos médicos, incluindo:

  •  anatomia, 
  • fisiologia, 
  • farmacologia,
  • sintomatologia,
  • terapêutica,
  • patologia.

Uma das contribuições mais duradouras de Galeno foi sua sistematização e expansão do conhecimento médico da época. 

Ele aprimorou a anatomia, descrevendo detalhadamente o funcionamento do corpo humano com base em suas dissecções de animais e humanos. 

Suas obras também influenciaram a teoria dos humores, a teoria dos temperamentos e muitos outros aspectos da medicina antiga.

Embora algumas de suas ideias tenham sido posteriormente contestadas ou refutadas com o avanço da ciência, o legado de Galeno como um dos principais médicos da Antiguidade continua a ser reconhecido até hoje. 

Suas obras foram preservadas e estudadas ao longo dos séculos e tiveram um impacto profundo no desenvolvimento da medicina europeia.

Galeno fez fez alguma referencia da relação dos olhos com a saúde dos órgãos?

    Galeno fez muitas descobertas importantes tanto da anatomia como da fisiologia. Foi ele quem distinguiu as veias das artérias, o sangue venoso do arterial.

Foi ele a primeira pessoa a propor que o corpo fosse controlado pelo cérebro
Ele também fez a distinção entre nervos sensoriais e motores e ainda descobriu que os rins processam a urina e demonstrando que a laringe é responsável pela voz.

Galeno fez várias referências à relação entre os olhos e a saúde dos órgãos em suas obras médicas. 

Ele acreditava que os olhos podiam fornecer pistas importantes sobre a saúde geral do corpo e, como médico experiente, observou e registrou diversas condições oculares que estavam associadas a doenças sistêmicas.

Por exemplo, Galeno observou que certas mudanças na cor, textura e estrutura dos olhos poderiam indicar problemas em órgãos específicos. 

Ele também reconheceu que certas condições oculares, como a icterícia (amarelamento dos olhos), poderiam estar relacionadas a disfunções hepáticas.

Embora suas observações sobre a relação entre os olhos e a saúde dos órgãos possam não ter sido tão detalhadas ou sistemáticas quanto as de outros médicos antigos, como Hipócrates

Galeno certamente reconheceu a importância dos olhos como indicadores de saúde em todo o corpo em suas práticas médicas e escritos.



"De usu partium corporis humani" (Sobre o Uso das Partes do Corpo Humano): Neste tratado, Galeno discute a anatomia e fisiologia dos olhos, incluindo sua conexão com o cérebro e outros órgãos. Ele também descreve como certos sinais nos olhos, como vermelhidão, inchaço e secreção, podem indicar doenças em outras partes do corpo.

 


Methodus medendi : vel De morbis curandi / Galeni


Referências bibliográficas:

WIKIPÉDIA. Cláudio Galeno. s/d. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_Galeno. Acesso em: 22 jul. 2024.


GALENO. Methodus medendi : vel De morbis curandi. 1519. Disponível em: https://archive.org/details/4450629/mode/2up. Acesso em: 22 jul. 2024.


INFOESCOLA. Galeno. s/d. Disponível em: https://www.infoescola.com/biografias/galeno/. Acesso em: 22 jul. 2024.

REBOLLO, Regina Andrés. O legado hipocrático e sua fortuna no período greco-romano: de Cós a Galeno. Sci. Stud., [s. l], v. 1, n. 4, p. 45-82, mar. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/V5trSkVBrfFGRMWq7QLRKpb/#. Acesso em: 22 jul. 2024.

CLÍNICAS, Revista Brasileira de Análises. Personalidades da História da Saúde I: Cláudio Galeno. s/d. Disponível em: https://www.rbac.org.br/artigos/volume-50-no-1-editorial/. Acesso em: 22 jul. 2024.

COBAS, Verónica, ed., A Medicina e a Sua História. Lisboa: EPUC, 1989. 

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem