Existe alguma semelhança entre a Iridologia e a Fundoscopia?

 

A Fundoscopia e a Iridologia: Uma Comparação

A fundoscopia e a iridologia são duas técnicas relacionadas com os olhos, mas com abordagens e objetivos distintos.

Fundoscopia: Uma Visão Direta do Interior do Olho

     A fundoscopia,  também chamado de exame do fundo do olho,  é um exame oftalmológico realizado pelo médico que visualiza diretamente a retina, o nervo óptico e outras estruturas internas do olho. 

O médico vê dentro de um globo ocular através da utilização de um oftalmoscópio juntamente com a incidencia de uma luz no olho do paciente para examinar a parte posterior do globo ocular. 

Tem como objetivo diagnosticar doenças oculares como glaucoma, nervo ótico, tumores, descolamento da retina, degeneração macular relacionada ao envelhecimento ou doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, hemorragia intracranianas

A fundoscopia realizada pelo oftalmologista é um exame rápido, indolor, não invasivo que permite diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças e além de ser um exame que não tem contraindicações, pode ser realizado em pacientes de qualquer idade.

Existem dois tipos de fundoscopia: a direta e a indireta. A direta pode ser realizada pelo clínico geral e, por ela, obtém-se uma imagem aumentada quinze vezes do fundo do olho, mas com um campo de visão da retina mais restrito.

Já a indireta é mais especializada, realizada por um oftalmologista especializado em retina e vítreo, e permite uma visualização mais ampla da retina, também chamado de mapeamento da retina. 

A diferença entre a fundoscopia direta e indireta é que no mapeamento da retina, ou oftalmoscopia indireta, a avaliação é mais completa

Enquanto a fundoscopia — ou oftalmoscopia direta — tem como objetivo avaliar de forma mais prática a região central da retina, o mapeamento também inclui a avaliação das bordas da retina e pode detectar anomalias de forma mais acurada como no caso de uveítes e doenças autoimunes, entre outras.

Para a sua realização da fundoscopia, no geral, é necessário dilatar a pupila com três aplicações de um colírio próprio, em intervalos de 15 a 30 minutos. Além disso, é aconselhável trazer um óculos escuro e vir com algum acompanhante.

    Iridologia: Uma Interpretação dos Padrões da Íris

A iridologia é uma técnica complementar que busca relacionar os padrões e marcas na íris com a saúde dos órgãos e sistemas do corpo. Através dessa técnica é possível de identificar predisposições a doenças, desequilíbrios orgânicos e distúrbios emocionais. O exame da íris é feito através da análise visual da íris, o iridologista busca identificar sinais, cores e padrões que indicam a saúde ou a disfunção de diferentes partes do corpo. A vantagem de recorrer a iridologia é que ela pode fornecer informações sobre a hábitos alimentares, emocionais e de estilo de vida do indivíduo e da forma como isso pode impactar a saúde e bem-estar e auxiliar e assim contribuir para a prevenção precoce do desenvolvimento de doenças crônico degenerativas que podem advir da falta de auto-cuidado.

Diferenças entre Fundoscopia e Iridologia:

CaracterísticaFundoscopiairidologia
MirarDiagnosticar doenças ocularesIdentificar predisposições a doenças e desequilíbrios, hábitos alimentares, emocionais e de estilo de vida.
MétodoExame direto do fundo do olhoAnálise visual da íris
Base científicaBaseada em evidências científicas sólidasBaseada em teorias e observações empíricas
Aceitação médicaAmplamente aceita e utilizada na prática médicaConsiderada uma terapia complementar, não sendo reconhecida por todas as escolas médicas

Em resumo:

A fundoscopia é um exame médico que pode oferecer um mapeamento objetivo que permite visualizar diretamente o interior do olho e diagnosticar doenças oculares.
A iridologia é uma técnica interpretativa que busca relacionar os padrões da íris, com hábitos alimentares e de estilo de vida com o bem-estar físico e emocional e não diagnostica doenças.

Ambas as técnicas podem ser complementares, mas é importante ressaltar que a iridologia não substitui o diagnóstico médico convencional. Sempre consulte um  para um diagnóstico preciso e tratamento adequado de qualquer problema ocular.

Referência Bibliografica

MADUREIRA, Centro de Catarata de. Fundoscopia: saiba tudo sobre o exame. 2021. Disponível em: https://centrodecatarata.com.br/fundoscopia/. Acesso em: 12 out. 2024.

JAMPAULO, Dr Mario. Fundoscopia: tire suas dúvidas sobre o exame de fundo de olho! 2018. Disponível em: https://vivaoftalmologia.com.br/fundoscopia-o-que-e-e-para-que-serve-o-exame/#:~:text=A%20Fundoscopia%20(tamb%C3%A9m%20conhecida%20como,diagn%C3%B3stico%20de%20doen%C3%A7as%20como%20glaucoma.. Acesso em: 12 out. 2024.

MELO, Dra. Geraldine Ragot de. Mapeamento da retina. 2024. Disponível em: https://drageraldine.com.br/mapeamento-de-retina/. Acesso em: 12 out. 2024.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem