PadreTicão um homem que lutou com fé por causas justas.
Quem era padre Ticão?
O padre Antônio Luís Marchioni, mais conhecido como Padre Ticão, não é só experiente no sacerdócio, mas também um professor e um revolucionário nas luta das causas sociais.
O religioso católico foi um líder comunitário em Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, onde fica sua paróquia.
Lutava pelo direito à saúde para todos de uma forma complementar e natural.
Por que padre Ticão era um professor?
Ele desenvolveu um Curso de Naturopatia e outro para estudar a Cannabis Medicinal – ambos em parceria e certificadas pela Universidade Federal de São Paulo.
Ele sonhava em tornar o povo independente daquilo que ele chama de “medicina do mercado”.
Por que o padre Ticão era um revolucionário?
O padre Ticão tem uma longa trajetória no sacerdócio: foram quase 50 anos, dos quais 38 à frente da igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.
O padre ficou conhecido pelas lutas que encabeça ao lado do povo, notadamente as causas sociais de moradia e saúde.
Como uma região densamente povoada, a zona leste abriga cerca de 4 milhões de pessoas e tinha uma imensa necessidade de postos de saúde e hospitais e com a ajuda dele aconteceram muitas conquistas.
Como o padre Ticão deu início aos ensinamentos sobre saúde?
Ele iniciou reuniões sobre saúde no salão da igreja na zona Leste de São Paulo para falar sobre temas específicos como:
- diabetes,
- câncer,
- depressão.
A seguir ele teve a idéia de criar uma formação para as pessoas aprender a se cuidar de uma forma mais natural e complementar e fez uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo.
Ele começou dando ensinando a respeito de uma planta medicinal em cada semana seguidno de terapias complementares.
Até que a luta pela liberação do uso medicinal da Cannabis chegou nas suas mãos e ele começou a dar aulas sobre a planta e a legaligade para a liberação e sua primeira turma começou com 200 pessoas e hoje são milhares de alunos espalhados em todo o Brasil.
O padre Ticão sofreu perseguição de opositores por conta da sua causa pela liberação do uso da Cannabis?
Padre Ticão lutava pela causa dos oprimidos e injustiçados e onde tinha pessoas oprimidas padre Ticão denuciava o opressor.
Ele chegou a ser ameaçado de morte por grupos extremistas religiosos.
Mas padre Ticão era um homem destemido e determinado nas suas causas e falava que já tinha sido preso na Ditaduta Militar várias vezes e isso lhe deu calo e nada o fazia recuar.
Ele dizia que continuava denunciando esses criminosos todos os dias. Ele falava que a luta dele era contra o "Diabo do Atraso" e que a luta dele era a favor dos pobres e oprimidos.
Ele falava: "eu tiro um momentinho para falar desse pessoal e dizer que são milicianos no poder. Se evangélicos ou católicos usam a religião em benefício próprio, isso não tem nada de religião. Eles são os Herodes de hoje”, afirmava ele, fazendo referência a um dos reis mais cruéis da Antiguidade.
Como padre Ticão contriubuiu para a preservação da Natureza?
Padre Ticão contribuiu para a preservação da natureza na medida que ele ensinou o valor medicinal das plantas na nossa vida.
Ele motivava as pessoas a plantas suas plantinhas em casa e mostrava o valor que a natureza pode ter na nossa vida através das plantas medicinais.
Quem planta uma planta medicinal e sabe seu valor, não desmata, não destroi por que sabe que a Natureza é uma Mãe.
Ele denunciou também que estão destruindo as florestas, que existem regiões do Brasil que as abelhas estão desaparecendo e que Einstein dizia que quando não tiver mais abelhas não existirá mais civiização.
Padre Ticão faleceu em 2021 de uma forma inesperada, deixando um grande legado no Brasil.
Grupos estão tentando fazer documentário a respeito do padre foi feito para homenagea-lo, o documentário “A planta do padre” conta a história de Antônio Luís Marchione, conhecido como Padre Ticão, personalidade que se tornou um marco nas conquistas e lutas das comunidades periféricas, além de referência em todo o Brasil.