🌱O contato com a natureza pode proporcionar saúde?


 1- O contato com a natureza pode proporcionar saúde?

Em nossa era digital e acelerada, é fácil perder a conexão com a natureza, mas pesquisas recentes confirmam os benefícios para a saúde física e mental desse contato. 

O termo "Transtorno do Déficit de Natureza (TDN)", cunhado por Richard Louv em 2005, destaca os problemas de saúde decorrentes da falta de interação com a natureza. 

Em um mundo dominado por notebooks e telas, o tempo ao ar livre é escasso. Estudos, como o da UFRJ em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, destacam os benefícios, fortalecendo a importância das Unidades de Conservação. 

A proximidade com a natureza contribui para melhorar a pressão arterial, reduzir o estresse, promover a atividade física e beneficiar a saúde mental, reduzindo ansiedade e depressão, estimulando a criatividade e aumentando a felicidade. 

Incorporar atividades ao ar livre na rotina diária é crucial, como evidenciado por pesquisas que mostram alterações positivas na estrutura cerebral. 

Os benefícios de estar em harmonia com a natureza se destaca pelo poder curativo da natureza para uma sociedade mais saudável e resiliente.

2- Referências Bibliográficas:

WWF. Pesquisas mostram benefícios da conexão com a natureza para saúde física e mental. 2023. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?86440/Pesquisas-mostram-beneficios-da-conexao-com-a-natureza-para-saude-fisica-e-mental . Acesso em: 18 jan. 2024.

VIVABEM. Menos estresse e mais memória; 7 benefícios do contato com a natureza. 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/15/beneficios-do-contato-com-a-natureza-veja-como-inclui-los-no-dia-a-dia.htm . Acesso em: 18 jan. 2024.

FIOCRUZ. Saúde e Natureza. s/d. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/vpaaps-saude-e-natureza . Acesso em: 18 jan. 2024.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem