Qual a diferença do mapeamento da iris e mapeamento da retina?

 


Qual a diferença do mapeamento da iris e mapeamento da retina?

O mapeamento da íris e o mapeamento da retina são dois procedimentos diferentes realizados em áreas distintas do olho:

1. Mapeamento da Íris (Iridologia):

   - O que é: 

O mapeamento da íris é uma prática de avaliação orgânica-energética que envolve a análise das características da íris do olho para avaliar o bem-estar e identificar possíveis desequilíbrios no corpo.

   - Procedimento:

O iridologista examina padrões, cores, pigmentações e outras características da íris para identificar  áreas do corpo que podem estar afetadas por doenças ou desequilíbrios.

   - Objetivo:

O principal objetivo da iridologia é fornecer informações sobre a saúde geral do paciente, identificar possíveis problemas subjacentes e orientar o tratamento.

   - Reconhecimento:

A iridologia não é reconhecida pela comunidade médica como uma prática válida para diagnóstico ou tratamento de doenças e situações médicas. 

A Iridologia é reconhecida pela comunidade da naturologia ou naturopatia e tem sido utilizada por outros profissinais da saúde não médicos que possuam uma formação em iridologia, embora muitos dos pioneiros da iridologia que fizeram descobertas a cerca da reflexologia dos sinais nos olhos eram médicos e muitos deles atuam ensinando essa técnica para interessados no assunto. 

2. Mapeamento da Retina (Oftalmoscopia ou Fundoscopia):

   - O que é: 

O mapeamento da retina é um procedimento médico realizado por oftalmologistas para avaliar a saúde da parte posterior do olho, incluindo a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

   - Procedimento:

Durante a oftalmoscopia, o oftalmologista examina a retina usando um instrumento chamado oftalmoscópio, que emite luz e permite a visualização das estruturas internas do olho.

   - Objetivo:

O objetivo do mapeamento da retina é diagnosticar e monitorar condições oculares, como degeneração macular, retinopatia diabética, glaucoma, entre outras, além de identificar possíveis indicações de doenças sistêmicas.

   - Reconhecimento:

O mapeamento da retina é uma prática médica reconhecida e amplamente utilizada para diagnóstico e monitoramento de condições oftalmológicas e sistêmicas.

Conclusão

O exame de fundoscopia, que é o mapeamento da retina é apenas realizado por médicos oftalmologistas, enquanto o mapeamento da iris, a pupila e esclera é realizado por terapeutas e naturopatas. 

Saiba mais sobre as diferenças entre a iridologia e a oftalmologia e sobre as semelhanças entre a iridologia e a fundoscopia. Saiba quem pode fazer o exame de fundo de olho

Referências bibliográficas:

BRAZILIENSE, Correio. O que seus olhos podem dizer sobre você e sua saúde. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/03/4912824-o-que-seus-olhos-podem-dizer-sobre-voce-e-sua-saude.html. Acesso em: 23 fev. 2025.

TEMPO, O. Análise da íris é capaz de detectar doenças, traumas e até câncer. 2014. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/saude-e-ciencia/analise-da-iris-e-capaz-de-detectar-doencas-traumas-e-ate-cancer-1.931363. Acesso em: 23 fev. 2025.

NAKANISHI, Dra. Liene Midori. Mapeamento de Retina ou Fundoscopia? s/d. Disponível em: https://www.midori.med.br/notas/mapeamento-retina. Acesso em: 23 fev. 2025.

Silviane Silvério

Silviane Silvério, Naturóloga e Biomédica, com especialização em Iridologia, Plantas Medicinais, Dieta Natural e Práticas Integrativas e Complementares para a promoção do bem-estar e do autoconhecimento. Registro profissional: CRTH-BR 1741.ORCID: 0000-0001-6311-1195.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato