O que é mapeamento ocular?
O mapeamento ocular é um termo mais abrangente do que o mapeamento da íris, que pode se referir a técnica ou exame que tem sido realizada por terapeutas integrativos e complementares e tem como objetivo observar, registrar e interpretar estruturas visíveis nos olhos: íris, pupila e esclera.
Exceto o exame da retina que só pode ser realizada por médico oftalmologista, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia.
1. Mapeamento da íris:
Observação dos sinais, pigmentos, fibras e formas da íris (parte colorida dos olhos).
Usado para identificar tendências constitucionais, padrões emocionais e fragilidades orgânicas.
Apoia recomendações sobre hábitos saudáveis, equilíbrio emocional e estilo de vida.
2. Avaliação da pupila:
Tamanho, formato e reatividade da pupila.
Pode indicar desequilíbrios no sistema nervoso autônomo (simpático/parassimpático), níveis de estresse e fadiga.
3. Observação da esclera (parte branca do olho):
Presença de vasos, pontos vermelhos ou amarelados, que podem indicar toxinas, sobrecarga hepática, inflamações ou problemas circulatórios.
Resumo do que é Mapeamento Ocular:
O mapeamento ocular nas terapias integrativas é uma abordagem não invasiva, observacional e analítica, que considera os olhos como um reflexo do estado interno do corpo e da mente.
Ele busca compreender padrões de desequilíbrio e oferecer insights e caminhos para o autoconhecimento, prevenção e bem-estar.
Diferente da técnica do médico oftalmologista do mapeamento da retina, ou exame de fundo de olho ou fundoscopia, que é exame oftalmologico que analisa a retina para ajudar identificar doenças oculares e algumas condições sistêmicas.